segunda-feira, 11 de julho de 2011

Futebol Feminino

O futebol é um dos esportes mais queridos no mundo.
Milhares de pessoas param suas vidas para ver uma partida de futebol.
Jogadores ganham rios de dinheiro por mês e são verdadeiros hérois de suas torcidas.
Existem clubes centenários e que esbanjam vários títulos em suas salas de troféus.
Mas isso tudo se trata do futebol masculino.
Este sim tem muita história.

O futebol feminino, na minha cabeça, começou a existir há 5 anos (coincidência ou não - claro que sim - nos últimos 5 anos a Marta foi eleita a melhor jogadora do mundo). Mas eu comecei a ver as meninas jogando mesmo tem uns 2 ou 3 anos.

Lembro-me bem de ter visto, certa vez, uma jogadora do Brasil falar que o futebol feminino merecia mais visibilidade e mais carinho, tanto da CBF, quanto dos patrocinadores.

Mas vamos tomar por base os Estados Unidos (que merda). Este país, que não tem o futebol como esporte preferido da população, mas, como todos sabem, investe em todo e qualquer esporte existente no mundo.

Os americanos gostam mesmo é de futebol americano, mas as meninas deste país jogam o que? O nosso futebol. Desde a escola, elas jogam e na faculdade não é diferente.

Mesmo elas não tendo a melhor jogadora do mundo, elas tem um elenco forte, que se conhece, que não tem tanta habilidade, mas táticamente são ótimas. Outros exemplos são a Suécia e a Alemanha.

O Brasil, apesar da Marta e da Cristiane, ainda engatinha na questão futebol feminino. Temos a melhor jogadora do mundo e alguns gatos pingados como a Cris, a Formiga e a Erika. Mas e o resto? todos nós estamos cansados de saber que futebol é grupo.

E você ai decepcionado, intrigado e se perguntando: "por que o Brasil feminino não ganha títulos?" É muito claro. Enquanto nós, brasileiros, não dermos oportunidade para aquela menina que brinca de bola na hora do recreio, se nós não estimularmos o futebol na vida das mulheres, se não quebrarmos mais um preconceito, nunca acharemos novas Martas e nunca teremos um bom elenco que possa brigar com as grandes equipes femininas.

@AaahCarol

Nenhum comentário:

Postar um comentário