quarta-feira, 21 de abril de 2010

Torça!



A semana realmente não foi boa pra quem carrega cinco estrelas no peito. Depois da eliminação no Campeonato Mineiro, na semifinal, fomos eliminados, também neste período, na Super Liga de vôlei. Mas, enfim, quem vive de passado é pateticano e eu, como cruzeirense, vou pensar no futuro, na Libertadores.

Na verdade, eu vim aqui, hoje, para falar da torcida. Eu acho extremamente fascinante a atuação desse grupo de pessoas seja qual for o objetivo, mas, principalmente, quando se trata de futebol.

Fui procurar no dicionário Aurélio os significados da palavra torcer, neste contexto, e li isto: “Simpatizar com um clube esportivo, incentivando os jogadores com gritos, gesticulações, etc. Acompanhar a ação de outrem com simpatia e desejo de bom êxito.” Confirmei, então, o meu pensamento de que torcer é um dos atos mais bonitos que o homem pode manifestar.

No futebol, cada um tem seu time, mas a torcida não é baseada somente nisso. Existem as preferências por jogadores, treinadores, dirigentes e táticas de jogo. Isso traz um dilema ao torcedor caso ele tenha, por exemplo, no seu time do coração, um jogador que não é do seu gosto ou um esquema tático que não é de sua preferência. Mas, no final, o que vale mesmo é a camisa que o torcedor está vestindo, né!

É ai que eu quero chegar. Afinal, se torcer é incentivar e desejar bom êxito ao time, não é melhor que deixemos, pelo menos, uma ou duas preferências de lado para seguir, com nosso time, ao objetivo, a vitória? Se torcer é acompanhar a ação de outrem com simpatia, não é necessário deixar o egoísmo de lado e pensar no todo, no grupo, na união?

Cada um torce de um jeito, isso nunca vai mudar e eu nem quero que mude, já que são esses jeitos diferenciados que me fascinam tanto e que nos coloca em discussão depois de cada jogo. No entanto, é fato que a reflexão é uma das fórmulas para o crescimento humano, então é sempre bom refletir sobre os nossos atos para tentar fazer o melhor por nós mesmos e, no caso, pelo nosso time. A torcida é a base de todo clube de futebol e se o time está sem situação difícil, o clube sempre recorre a ela para minimizar ou até acabar com o problema.

Então, pense bem.... Se você ama seu time, TORÇA do jeito mais bonito da palavra!

Ainda dentro desse assunto, mas mudando um pouco o foco, só para finalizar, queria deixar claro que a Campanha Fica Adilson continuará, ao menos, até nosso último jogo na Libertadores, por que? ... quero esse título, confio no trabalho realizado pelo técnico nesses quase 3 anos e SOU CRUZEIRO SEMPRE, estarei apoiando meu time até o último dia da minha vida!!!

Sem mais,

Saudações Celestes.

2 comentários:

  1. CONCORDO 100% COM VOCÊ. NÃO ADIANTE FICAR RECLAMANDO O MINEIRO, JÁ PASSOU. AGORA TEMOS ALGO MUITO MAIS IMPORTANTE E DIFÍCIL PELA FRENTE.

    QUEM FOR AO MINEIRÃO QUINTA, ESPERO QUE "TORÇA", APOIE E CANTE, EMPURRANDO O TIME PARA O TRI.

    blograposaazul.blogspot.com

    SAUDAÇÕES CELESTE

    ResponderExcluir
  2. Concordo muito com vc Carol, temos que ter muita força nesse momento dificil, apoiar a equipe celeste e o AB, não chingar, torçer muito, e chegar o tri, eu acredito, um abraço, parabéns pelo post e pelo blog, Brian!

    ResponderExcluir